domingo, 20 de novembro de 2016


                             EXPERIMENTO


 
   Hoje observamos a conservação de quantidades
Os materiais utilizados foram:
1 garrafa pet 2 litros
1 cx leite ( 1 litro) vazia
1 garrafa pet 500 ml
1 garrafa pet de 250ml
1 caneca branca 250ml
1 caneca laranja 350 ml

Distribui a água da garrafa pet na seguinte ordem: caixa de leite 1 litro, garrafa pet 500ml,garrafa pet de 250ml enchi as duas canecas (250ml em cada).
Após a distribuição revertemos a experiência, enchendo a garrafa pet de 2 litros novamente. A caneca branca havia ficado cheia e a caneca laranja a água ficou bem abaixo. Convidei os alunos para observar, eles concluiram que a caneca laranja era maior e a branca era menor, apesar de terem a mesma altura. Uma aluna observou que a caneca laranja era mais larga, por isso parecia ter menos líquido. Fizemos também uma seriação de tamanhos, cada um organizou do jeito que pensou.  Foi interessante mostrar que dois litros foram distribuidos em recipientes de tamanhos diferentes e após retornou para a mesma quantidade.

 





 Ensino de Ciências: experimentação e lúdico


O programa tem entrevista da professora Luciana Lunardi, da UNESP de Botucatu, que aponta a importância de duas estratégias para o ensino de ciências: a brincadeira e a experimentação. O exemplo fica por conta de uma turma de quarto ano onde alunos construíram um brinquedo - o 'campeão de cambalhotas' - para aprender noções sobre o atrito e a conservação de energia.