O impacto do racismo na infância
segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Era uma vez...
Ano 1981, um casal separa-se no auge da libertação feminina. 13 anos de casados, três filhos, duas meninas e um menino. Aos poucos as coisas vão se organizando e cada um vai para um lado. Os anos passam o homem constituiu nova família, paga pensão aos filhos. A mulher, segue trabalhando, e encontra um companheiro mais jovem. Ela agora com 40 anos e o companheiro 28 , negro. A mulher mantém o romance em sigilo até que uma gravidez acontece, ano de 1987.
O filho mais velho não aprova, as filhas sim apoiam a mãe. O bebê nasce, uma menina negra, saudável. A familia segue naturalmente sua vida cotidiana, já o ex marido fica enciumado e trata a mulher com palavrões e xingamentos, as vizinhas também olham atravessado para a mulher que enfrentou toda a situação. Mulher separada, com filhos, mais velha com um cara novo, e negro. Após alguns anos o casal se separa e a mulher fica com a filha. O restante da familia continua apoiando a mãe, o menino agora já não torce o nariz.
Uma das filha desta mulher com o passar dos anos, cresce e casa-se, tendo dois filhos e uma família bem unida. A filha do casal, conversa com os pais sobre um rapaz negro que ela conheceu. Os pais então pedem para ela o apresentar. O rapaz começa então a namorar a moça. Tempos depois os jovens acabam o namoro, e tempos depois reatam e novidade, uma gravidez, ano 2016.
A filha então conta para a família, a surpresa foi grande, ninguém esperava um neto em meio as crises financeiras, mas nesse caso quando se trata de uma vida..parem o mundo o bebê vem aí!
Com as novidades do bebê a pergunta: será que vai ser negro?
O avô ainda com ressentimento do passado por ter tido brigas com a ex por causa de um negro, teria agora o neto negro, ou branco de olhos azuis? A futura avó agora lembra-se da história de sua mãe e protege a filha com muita garra, briga com o pai e ainda rompe os laços familiares. Passa o tempo e o bebê nasce e então...
CERTEZAS DÚVIDAS
Haverá descendentes negros Haverá igualdade?
O amor ultrapassa barreiras As famílias podem interferir na escolha do amor?
Lutar sempre pelos ideais Será que alguém agiu errado?
O racismo está em todo o lugar Algo poderia ter sido mudado?
A história teve um desfecho O que pode ter acontecido a estas famílias?
domingo, 24 de setembro de 2017
O dilema do antropólogo francês
Naufragando em minhas ideias...
Realmente é muito bom escrever com liberdade, "O dilema do antropólogo francês", que o diga !
Nem sempre podemos postar o que realmente queremos falar, mas que bom que temos o delete para mais tarde, ops! esqueci que não dá para adentrar na própria alma filosofar.
Fiquei interessada em saber sobre as postagens de amanhã... quero escrever aqui minhas impressões. Será que ele sobreviveria aos cuidados dos outros? ou será que viraria areia e água? será que..tss maluquice. até amanhã!
O impacto das redes sociais
O impacto das redes sociais
Ao assistir o vídeo de Leandro Karnal ele deixa claro o seu conservadorismo. Considerando o valor de uma conversa olho no olho do que um bate papo no whats app. Citou 3 autores para reafirmar sua opinião.
Yuval Noah Harari, citou suas obras Sapiens e Homo Deus- que afirma que a linguagem foi fundamental para firmação de nossa espécie, enfatizado pelo entrevistador.
Umberto Eco - pela frase: Promoveu o idiota da aldeia, a pedido fez uma reflexão do autor para a entrevistadora e por fim Brillat Savariam (autor do livro Fisiologia do gosto). Leandro Karnal faz uma analogia de sua obra com o contexto da entrevista.
Através desta síntese, ele remonta sua ideia de que o impacto das redes sociais na vida das pessoas, tanto podem trazer e causar o bem ou o mal.
Sim, as redes impactaram nossas vidas! Aproximaram e também afastaram pessoas. Como seria fácil usar o delete para tantas coisas...
sábado, 2 de setembro de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)
Comments (0)