sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Obrigado pelos ensinamentos


Obrigado pelos ensinamentos

As atividades oportunizadas no eixo VI me serviram para refletir e avaliar tudo o que tenho feito desde o dia que escolhi ser professora. Visto que em muitas leituras realizadas e até mesmo videos assistidos, faltou-me como disse uma colega em uma roda de conversa, saborear.
Em muitos retornos às leituras que realizei , encontrei a necessidade de ler novamente por estar difícil a compreensão, assistir aos vídeos do profº Becker, para ver se estou no caminho certo, ou apenas repetindo e copiando como ele mencionou. 
E a sombra de um pè de canela, ler Paulo Freire, Piaget, Becker, Morin, Emilia Ferreiro, Leandro Karnal, Freud e tantos outros...
Quero ter tempo o suficiente para poder dividir o que vou aprender e não guardar. 
Falta pouco para terminarmos nosso curso, minha expectativa é grande, apresentar o trabalho, tenho dificuldades em formatação, citações...esqueço que li algo e volto lá...
o certo, como disse a profª Simone e a Maria , era para registrar logo em seguida, pois esquecemos...verdade.
gostei de muitas coisas no semestre, a leitura sobre os crocodilos e avestruzes foi ótima, aprender sobre o censo, errar também foi bom..desculpe professores.


terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Racismo



Defino esta postagem como a fundamental para interligar todas as disciplinas, pois fala de direitos, luta por igualdade, viver as diferenças, respeito, atitude e coragem. Sem esses elementos é impossível viver na atualidade.

Postagem do blogger

                               Um ideal
                               Um direito
                               Liberdade
                               Igualdade
                               Continuar lutando
                                                              Ele nos ensinou...
                                                                                          (Sílvia Antunes)



                                                APARTHEID

                                                                                                               
  Escolhi esta postagem, pois identifica toda a luta que passei juntamente com minha família por ter um padrasto negro, uma irmã negra, e um pai racista.
Nossa família cresceu, minha filha cresceu, casou e agora vem aí meu segundo neto.
Que cor eles são? Negros com muito amor e orgulho, pois os negros são fortes, bravos e lindos.
O que é?
O Racismo é um tipo de preconceito associado às raças, às etnias ou às características físicas; visto que as pessoas denominadas racistas baseiam-se na ideologia da superioridade. Em outras palavras, esse tipo de preconceito assinala que algumas raças ou etnias são superiores às outras, seja pela cor da pele, pensamentos, opiniões, crenças, inteligência, cultura ou caráter.
Dessa forma, podemos comprovar o racismo manifestado em muitos momentos da história como formas de dominação, por exemplo: a escravidão, o apartheid, o holocausto, o colonialismo, o imperialismo, o branqueamento enfatizado por muitos ditadores, dentre outros.
Na maioria das vezes, o racismo associa-se tão somente ao preconceito contra os negros, todavia, as atitudes racistas são contra qualquer raça ou etnia, sejam negros, asiáticos, brancos, índios, etc.

 

Tipos de Racismo

Existem vários tipos de Racismo, a saber:
Racismo Individual: Advindos de atitudes individuais, manifestado por meio de esteriótipos, comportamentos e interesses pessoais.
Racismo Institucional: Preconceito advindo de Instituições política, econômica, no qual muitos indivíduos (negros, mulheres, índios) são marginalizados e rejeitados, seja diretamente ou indiretamente.
Racismo Cultural: Ressalta a superioridade entre as culturas existentes, manifestada segundo crenças, religião, costumes, línguas, dentre outras. Esse tipo de racismo pode incluir elementos do racismo institucional e individual.
Racismo Primário: Fenômeno emocional e psicossocial manifestado sem justificativa. Assim, o etnocentrismo é considerado um racismo secundário, enquanto o racismo terciário é o preconceito baseado em teorias científicas.
Racismo Comunitarista (Diferencialista): Baseado no conceito de que raça não é natureza, mas cultura ou etnia. Esse tipo de racismo configura o preconceito contemporâneo (anti-racismo) manifestado de acordo com as diferenças existentes. Por esse motivo, hoje temas como identidade cultural, comunidade, nação reforçam o racismo comunitarista a partir das diferenças.
Racismo Ecológico (Ambiental): Discriminação da natureza, como por exemplo, da "mãe terra" ocasionado pelas destruição do meio ambiente, afetando grupos e comunidades baseados na aplicação desigual da legislação.
Leia também sobre Eugenia.

Conceitos Relacionados ao Racismo

Alguns conceitos relacionados ao racismo são:
Raça: Conceito manifestado de acordo com as características físicas das pessoas. Assim, os quatro grupos principais de raça são: caucasianos, mongoloides, australoides e negros. No Brasil, as principais raças existentes são: caboclo, mestiço, mulato e cafuzo.
Etnia: Além das características físicas, a etnia engloba a cultura, as crenças, religião, língua.
Bullying: Preconceito e prática violenta contra pessoas indefesas que podem inclusive causar problemas psicológicas em quem sofre. Atualmente fala-se muito dessas atitudes preconceituosas manifestada nos ambientes escolares, embora o Bullying possa acontecer em qualquer lugar. Com a expansão da internet, hoje em dia, o termo "Cyberbullying" refere-se às atitudes violentas realizadas via rede. Vale destacar que do inglês "Bully" significa brutal.
Xenofobia: Discriminação e intolerância com coisas e pessoas estrangeiras.
Etnocentrismo: Conceito associado à superioridade de uma cultura sobre a outra, ou seja, preconceitos baseados nas opiniões sobre determinada cultura, vista de acordo com suas crenças, costumes e tradições, etc.
Homofobia: Preconceito contra os homossexuais, bissexuais, travestis e transsexuais. Vale lembrar que em alguns países a homossexualidade é considerada uma aberração, crime e existe a pena de morte para os homossexuais.

Curiosidades

O Dia Internacional da "Eliminação da Discriminação Racial" é comemorado dia 21 de março.
A prática do racismo é considerado um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão.
Alguns movimentos racistas pelo mundo: Neonazistas e Skinheads. Esses grupos perseguem, espancam e matam pessoas consideradas diferentes, seja pela raça, cor, cultura ou mesmo por preferências sexuais, religiosas, etc.


Racismo-disponível em https://www.todamateria.com.br/racismo/ Acesso em 16 de janeiro de 2018.
https://www.suapesquisa.com/o_que_e/apartheid.htm