sábado, 28 de novembro de 2015



      Relembrando as aprendizagens!


 Em uma das atividades que trabalhamos, a do corpo humano é bem interessante, afinal engloba os quatro níveis, o social, físico, motor, lógico.
Iniciamos com a pesquisa ao livro didático,(SOCIAL) realizamos tópicos sobre os sistemas, circulatório, digestório, respiratório, urinário e esqueleto humano. Foi uma breve introdução para os alunos de como funciona o nosso corpo. Divididos em grupos de 6 alunos realizamos a confecção de cartazes.
O FÍSICO ocorreu através da percepção do corpo, na leitura de como funciona o organismo em realizarmos o processo da digestão, até a excreção dos líquidos e alimentos. A própria respiração que é involuntária, e essencial a sobrevivência. O sistema urinário, pois alguns pediam para ir ao banheiro, viram que nosso corpo precisa de cuidados e muitos não tinham consciência das necessidades do próprio corpo. Estavam no automático. 
O LÓGICO foi quanto demonstrei suas próprias articulações, cotovelos, dedos das mãos, joelhos, Demonstrei também a quantidade de sangue que um adulto tem no corpo através de 3 garrafas pet de dois litros. A cor do sangue oxigenado ( vermelho vivo) e do sangue que contém gás carbônico (vermelho escuro) utilizei suco de morango e de uva.
MOTOR , nada melhor do que irmos para a quadra de esportes, andamos em zigue zague com os cones, fizemos duas filas, frente a frente com o colega, saltar e bater as mãos nas do colega acima da cabeça. Pular de braço dado com um pé só e voltar no outro. Brincamos com o bambolê, depois de carregas o colega nas costas. Foi bem divertido. Sempre brinco com todos. Pude ver que alguns não tem a coordenação boa quanto a outros, uns tímidos outros nem tanto.

Um comentário:

  1. Olá Silvia!
    As aprendizagens devem englobar diversos níveis, bem como apontar isso de uma forma dinâmica, prazerosa e que o aluno seja o sujeito pesquisador.
    Abr@ços!

    ResponderExcluir