segunda-feira, 7 de dezembro de 2015


                
                           Experiências escolares alternativas - sites
                   Analisando os sites, gostei muito das práticas do Projeto Âncora, a ilustração demonstra o quanto é organizada. A atitude do Sr. Walter Steurer após se aposentar e lançar este projeto, foi nobre.

História

Em 23 de setembro 1995, nasceu o Projeto Âncora, uma associação civil com o desafio de melhorar a realidade de crianças e adolescentes de Cotia e região, por meio de atividades educativas. Walter Steurer, empresário da área do turismo e fundador da entidade, começou a construir o que ele mesmo chamava de Cidade da Âncora: um espaço para o aprendizado, a prática e multiplicação da cidadania.
Já atendemos mais de seis mil crianças, adolescentes e suas famílias com programas como creche, educação infantil, atividades culturais, artísticas e esportivas e cursos profissionalizantes. Uma de nossas grandes referências é o Circo Teatro Escola Vagalume, símbolo do Projeto Âncora, lugar do encontro, das festas, espaço aberto à comunidade, a praça da Cidade Âncora.
Em 2012, realizamos o antigo sonho do fundador do Projeto Âncora: inaugurar uma escola de ensino fundamental com uma inovadora filosofia educacional, inspirada na Escola da Ponte de Portugal, trazida pelo Professor José Pacheco, para somar esforços às atividades já realizadas. O próximo passo, já em desenvolvimento, é expandir essa experiência para além dos muros da entidade, para que o espaço de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos seja ampliado para toda a cidade.

Walter Steurer

Nascido na cidade de Caçador (SC), Walter Steurer é filho de pais austríacos que vieram para o Brasil no início do século XX em busca de melhores condições de vida. A família mudou-se para São Paulo e fundou a operadora de turismo Transatlântica, presidida por Steurer até 1995, ano em que se aposentou e vendeu a empresa. Neste mesmo ano, decidiu dedicar-se a algo capaz de diminuir as desigualdades sociais, que considerava seu dever como cidadão, o que o levou a fundar o Projeto Âncora.
Por 15 anos, até a data de seu falecimento em 2011, Steurer ficou à frente do Projeto Âncora, deixando um exemplo de determinação e responsabilidade a ser seguido

                                               Projeto Âncora 



                       




               

Nenhum comentário:

Postar um comentário