domingo, 26 de junho de 2016

Um Parágrafo instigador

 
      Com a sugestão das leituras dos textos" O jogo no cotidiano da escola e o Brincar no programa da Educação Infantil para auxiliar na construção do trabalho ", me fez refletir minhas práticas. Tenho práticas que não estavam dando certo entre os grupos de crianças menores em aula. As crianças estavam trazendo conflitos de casa e refletindo em sala de aula. Gerou problemas de afinidades e confusões no recreio, até bulling. Tive que repensar uma maneira em que todos se unissem por um bem comum.
     Comecei com a escrita de um bilhete sobre o bulling, estendemos para uma leitura de coisas agradáveis e desagradáveis. Trabalhamos em dupla, em trio, sozinhos, voltamos para as duplas, em trio novamente, em quartetos e enfim entre os cinco componentes. Consegui unir os cinco meninos que haviam discutido no recreio durante duas semanas, os coloquei bem a frente para observá-los e realizar intervenções e incentivá-los na realização das tarefas. Pude fazer uma conexão com a situação e o texto abordado, incrível! a teoria e a prática acontecendo comigo, debaixo do meu nariz! Agora continuarei a explorar o meu trabalho para desenvolver com as crianças o melhor delas.A união total com o grupo, que já está acontecendo, só que eu não havia lido estes textos tão ricos. Maravilha! As brincadeiras então...sugeri um dia a brincadeira das classes (tipo dança das cadeiras, só que com as classes) iniciamos cada um sentado em uma classe com as músicas cantadas por eu mesmo. Todos nós brincamos, depois sugeri em duplas, e após as crianças sugeriram em trios e em quartetos! foi muito legal eles interagindo e concordando juntos. Segue abaixo algumas fotos de nossas maluquices!

                                     

                                                         Dança das classes

                            


Em Trio



Caçador



Adoleta


Nenhum comentário:

Postar um comentário