sexta-feira, 20 de abril de 2018

Reflexão Escolas Democráticas





                                Imagem relacionada

  Escolas democráticas

Crianças descem do ônibus e vão para a escola, bate o sinal.
Passa as horas, períodos, na troca de períodos, as crianças trocam de salas, creio que sejam salas temáticas. Em outro momento do filme, um grande cadeado é colocado na escola, simbolizando assim seu fechamento.
Em seguida aparece outra escola, aulas monótonas, cansativas, alunos demonstrando desinteresse. O professor faz de tudo para chamar a atenção dos alunos, nada funciona. Em outro momento, no corredor da escola, alguns alunos conversam e tem uma idéia, a levam para o professor, que leva a idéia ao diretor e este a coloca no lixo. Dispensa a idéia dos alunos.
Conclusão, os alunos estão na escola para obedecer a ordens, receber conteúdos e não tem o direito de expor suas idéias.  Demonstrou uma educação doentia e nada reflexiva, acolhedora e inclusiva.
Com esta reflexão após assistir ao filme, foram desencadeadas várias palavras, na qual escolhi sala temática e desmotivação.
Posso ver nossa escola retratada nesse filme que assistimos. No momento estagnada em conceber um projeto parado com menção de  produtivo, mas que não vi ainda funcionar. Infelizmente a vejo assim, suas salas sem atrativos esperando os educandos, já desmotivados pelo ano anterior.
 Na visão de Freire (1981) a educação bancária não estimula. Pelo contrário, sua tônica reside fundamentalmente em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade. Sua disciplina é a disciplina para a ingenuidade em face do texto, não para a indispensável criticidade (p. 8).
 Freire defende ainda um currículo intrinsecamente motivador, que leve à reflexão, ao desenvolvimento do pensamento crítico, defendendo uma configuração curricular baseada na abordagem de temas, de problemas reais, através do que denominou de Tema Gerador, no sentido de discutir a realidade vivida, tendo a vida pregressa do educando como ponto de partida (FREIRE e SHOR, 1986; FREIRE, 1987). O Tema Gerador é obtido através do processo de investigação temática (FREIRE, 1987).
O que me motiva é que saber que nossa escola é pioneira em pesquisa sócia antropológica e que eu tenho autonomia para trabalhar em sala de aula. Realizamos sim a pesquisa, no momento está estagnada. As coisas não andam, parece o filme a mesmice e um grande cadeado no portão. È muito lindo quando funciona, tu tens uma pergunta desencadeadora, a comunidade no centro e as falas das famílias, elege-se então uma que nós nos desacomodamos e então nasce o tema gerador de FREIRE. Fazemos então uma busca em cima do tema gerador, trabalha-se a mensagem da comunidade e tenta-se dentro da realidade vivida compreender o pensamento que se forma nessa geração que foi abordada e cria-se o método para o ensino. Sendo o currículo flexível, encontramos respostas e juntamente com a área e turno integral, trabalhamos dentro das temáticas abordadas e juntos articular soluções.
Juntamente com tudo que ocorre, não podemos deixar de lado que cada educando tem uma história, uma vida, uma família e tudo que ocorre em sua vida refletem na escola e em seu futuro. Destaco a desmotivação dos educandos por não ter uma boa relação afetiva com seus professores ou família.
O que nos reporta para as leituras realizadas ao longo do curso sobre os três pensadores que com seus estudos sobre o pensamento das crianças, o desenvolvimento e inteligência. Cito, Lev Vigostki , Jean Piaget e Henri Wallon.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário