sábado, 16 de junho de 2018


*********************************************************



Resultado de imagem para fotos omo com crianças



Relato e analise de práticas reflexivas envolvendo a linguagem
Ao iniciar essa atividade de relatar experiências em que as crianças estão no processo de aquisição da linguagem, lembro-me de quando meus filhos eram pequenos e eu não tinha este conhecimento das teorias. Refiro-me há 22 anos, no qual me tornei mãe. Na atualidade sou avó de um menino de 1 e 8 meses, tenho analisado seu desenvolvimento, apropriação e aquisição da linguagem descobrindo na prática as teorias.
No inicio, lembro-me de minha filha balbuciar pu-pu aos quatro meses, acenar para as pessoas dando tchau e ficando de pezinho aos cinco meses no meu colo. Eu sempre cantei e fiz sons para meus filhos se acalmarem, melodias, cantorias. No entanto eles acabavam repetindo o som para dormirem, cantavam junto. Faço isso até hoje com meu neto. Ele também reproduz o som que canto pra ele. Em um momento da infância de meu filho, eu achava bonitinho ele falar errado, trocar as letras, o Z pelo V. Não tinha noção do que estava lhe proporcionando, uma fala errada e que depois fosse um pouco difícil de fazê-lo falar certo. Hoje eu compreendo que fiz errado e não repito o erro, ensino a palavra certa. Meu filho dizia ZÓ, ao invés de VÓ e nós achávamos bonito, lindinho.

           Hoje fui ao chá de fralda de minha futura neta, e havia crianças brincando, e também brigando pelos brinquedos que estavam disponíveis para brincarem. Estavam sob o tapete e eu as observava, meu neto 1 ano e 8 meses , um amiguinho 2 anos e 3 meses, e uma menininha de 4 anos. Brincavam juntos, os meninos evidenciavam a palavra final de suas frase com a útima dilaba da palavra em evidencia. Um dizia para o outro: pe o pat, pega o pato! o outro respondia o exe ! pega o peixe.
Havia um pato e um peixe de brinquedo, um carrinho e outras coisinhas, mas os brinquedos disputados e a comunicação se deu em torno desses brinquedos. Pensei bastante nas teorias e no que estou aprendendo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário