quinta-feira, 23 de abril de 2015

Assisti o filme Macunaíma e que maluquice, uma mistura de tudo. Pobreza, choque cultural,vacinas,ditadura,farra,sexo livre,dinheiro fácil,jovem guarda ( tinha música do Roberto de fundo), promessa de político , discurso puro para os ignorantes. Liberdade de expressão, lutar pelos direitos, criatividade do brasileiro, confiar demais e ser enganado ...etc. Parece nos dias de hoje, o filme Macunaíma realmente deveria ser assistido muito mais vezes. Estrelado por Grande Otelo, Mílton Gonçalves, Paulo José , Dina Sfat e grande elenco. Muitas cenas do filme retratam a realidade até nos dias de hoje. As falcatruas continuam, pessoas humildes enganadas, a falta de acesso a cultura e muito mais.  Dei boas risadas, baita folgado isso sim!
 No filme Machuca, relata a história de Gonzalito e de Machuca, seu colega de escola que tem acesso ao ensino devido as correntes  socialistas que começam a tecer uma nova história no Chile. Sendo interrompida pelo movimento Nacionalista, os amigos Gonzalito e Machuca tem sua amizade e a sua própria infância interrompida por momentos vividos precocemente. A falta de estrutura familiar ao meio de uma guerra civil, une aos dois amigos em sua diferenças sociais até o breve momento que a realidade explicita e verdadeira desvela que as diferenças sociais e politicas lhe salva a vida em uma completa ignorância.
   Os filmes falam a mesma língua nos momentos de alegria, de frustrações, lutas por direitos, escolhas e de coragem. Fala também de levantar a sua bandeira frente a uma guerra, mesmo que seja para deixar claro que a sua opinião não é igual. Podendo perder a própria vida.
    Qual seria então o nosso papel se não fosse de conscientizar e tornar um pouco melhor o caminho de nossas crianças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário