Olá, esta semana substitui em uma turma de 4° ano e pude analisar o ócio em que se encontravam. Iniciei a aula sem material de apoio nenhum .Meus materiais de apoio eram para a alfabetização de outra turma em qual não pude realizar meu trabalho devido a falta de professor em nossa escola.
Muito bem, como eu ia dizendo, iniciei sem material nenhum, mas aproveitando a véspera de um feriadão não poderia deixar aqueles alunos na simples entrega de jogos pedagógicos ao fato histórico que iríamos lembrar na semana. Pedi então que abrissem seus cadernos para que eu pudesse ver em que momento poderia ajudar. Olhei um a um, a maioria copiou tudo, inclusive textos bem grandes, o que eu discordo, a menos que seja feita de maneira construtiva e que haja pausa para debates e intervenções, senão em minha opinião é inútil.
Observei que eles copiaram mas não sabiam o conteúdo do texto. Então perguntei se sabiam que feriado e qual seria e o motivo. Disseram que era pelo dia do índio.
Comecei perguntando o que comemorávamos dia 19, 21 e 22 de abril.
Lembraram só do dia do índio, então conversamos sobre as datas, escrevi-as no quadro, e pausadamente íamos descobrindo o Brasil. Pedi então para os alunos desenharem a chegada de Cabral. desenharam o mar, os barcos com os bonequinhos, uma faixa de terra com árvores e animais. Fiz um desenho no quadro e desenhei uns indiozinhos também e em meu caderno também registrei. Então uma menina pediu para desenhar um índio também no quadro. Entreguei a caneta a ela e logo outro aluno e mais outro e outro, enfim o quadro ficou cheio de desenhos de índios. São crianças e tratadas muitas vezes como adultos. cheguei a essa conclusão. Falei depois sobre Tiradentes e o feriado.
O texto que haviam copiado era sobre O descobrimento do Brasil, e nós o ilustramos. Ficou mais claro para as crianças desenharem os detalhes. Fizemos até um teatrinho sobre trocar objetos, lógico que os estrangeiros deixaram foram muitos espelhos e quinquilharias. Até lá!
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