sábado, 17 de outubro de 2015



    Como me alfabetizei...

Lembro-me como se fosse hoje! as vogais, uma semana de letra A, na outra E, I,O e U. Uma por semana. Figuras com as letras e o som. Após as famílias silábicas, desenhávamos bastante, usávamos tintas,fios de lã, fazíamos vários trabalhinhos. Era cada um no seu lugar. A primeira palavra que li foi na propaganda da Mesbla, uma loja antiga de Porto Alegre.


Questão que me inquieta...

Me inquieta em como dar continuidade em um trabalho, se ele foi interrompido, sabendo que não será realizado da forma como a criança o descobria, valorizava e deslumbrava-se com sua aprendizagem. Esta é uma questão importante o comprometimento do profissional. O acompanhamento do crescimento do estudante. Mas o sistema, transfere professores, as famílias trocam o filho de escola, algumas famílias não querem ver que os filhos precisam de tratamento ou acompanhamento. O próprio estudante, perde a motivação em um troca troca de professores. É isso.


Importância ou Estranhamento

Um dos assuntos que me chamou a atenção é o fato das crianças copiarem sem serem alfabetizadas, então nós escrevemos no quadro e esperamos que os coitadinhos copiem, mesmo com suas letrinhas tortas e chegando em casa levam a maior bronca por não ter conseguido terminar uma linha. Hoje dou aula para 5 ano e há crianças em diferentes idades. Algumas tem muita dificuldade em copiar do quadro e entender. Acontece a miopia, atrapalhando a criança e trazendo um grande problema futuro. Quero melhorar o trabalho e auxiliar as crianças que tem esta dificuldade.

Um comentário:

  1. Olá Silvia!
    Nós professores precisamos sempre nos aprimorar e estudar sempre a fim de obter êxito em nosso trabalho que será no sucesso do desempenho de nosso alunado.
    Abr@ços!

    ResponderExcluir