Organização do ensino fundamental
Como
a escola pode se organizar, para garantir a elaboração coletiva e a
implementação do PPP e do Regimento Escolar?
Através de uma pesquisa antropológica, dialogando antecipadamente
com as famílias, lhe fazendo o convite para participar. Podendo também antecipar o processo através
de diálogos com os alunos, explicando o objetivo e o valor que o PPP exerce na
comunidade escolar. Não é fácil pesquisar hoje em dia, deslocamento, segurança
e tempo. Deve-se estudar as datas para tal trabalho e segmento.
Este
momento (processo de elaboração do PPP e do Regimento Escolar) pode ser
considerado como uma formação continuada, em serviço?
Sim, pois a elaboração
não depende só de uma pessoa e sim de um grupo, discutindo mudanças,
implementando idéias.
Em
que medida uma gestão democrática favorece a aprendizagem escolar e o
desenvolvimento dos alunos?
Formando cidadãos e
futuras lideranças para nosso país.
Como
mediar os conflitos ideológicos e os de natureza técnico-pedagógica (diferentes
concepções de educação, de conhecimento, de avaliação...) que costumam emergir
ao longo do processo de elaboração do PPP e do Regimento Escolar?
Sempre através do diálogo, auto-avaliação e
democracia
Nenhum comentário:
Postar um comentário