Pesquisa com a Presidente do Conselho Escolar e o Vice-Diretor
Vamos ver como isto acontece na
prática de vocês?
Para tal, faça uma
entrevista com o Presidente do Conselho Escolar da sua escola sobre como estas
funções são desempenhadas. Elabore uma entrevista semi-estruturada e convide o
Presidente do Conselho Escolar para uma conversa sobre suas funções no CE e
como as reuniões acontecem na sua escola. É importante conversar com a diretora
e solicitar autorização para realizar a entrevista.
ESCOLA CÔNEGO JOSÉ LEÃO HARTMANN –
BAIRRO GUAJUVIRAS- CANOAS
Pedi
autorização da Diretora Rosane Zimmer
para realizar esta pesquisa, entrevista.
Após
a leitura e vídeo sugerido para pesquisa, pude ter noção de quais perguntas eu
faria a Presidente do conselho, Sra.
Marilene N. Fagundes e ao Vice-Diretor Luiz Augusto Farofa da Silva.
Em que momento a Comunidade escolar
é convidada a participar da construção do Projeto Político Pedagógico? Nos
momentos de aplicação e devolução da Pesquisa Sócio-Antropológica, que são base
do trabalho educativo da escola.
O que a escola, gestores estão
trabalhando para melhorar a qualidade de ensino? Nossa
escola trablha com base em Pesquisa Sócio-Antropológica, que baliza os planos
de estudos e as estratégias pedagógicas para superar as dificuldades cotidianas
do ensino e aprendizagem. Contamos com parcerias, com instituições de Ensino
Superior, como exemplo o Projeto de Grupos de Estudo da Matemática junto com o
curso de matemática do IFSUL Canoas. Contamos também com um conjunto de
reuniões pedagógicas sistemáticas, com o objetivo da formação pedagógica e do
amplo debate acerca das questões do ensino aprendizagem da comunidade.
Outro
aspecto que visa a qualificação do ensino, são as manutenções e qualificações
das estruturas físicas da escola, como exemplo a reforma do laboratório de
informática, o laboratório de ciências, viveiro de mudas, galpão crioulo,
construção de quadras para práticas de educação física. Além da participação em
Programas e Projetos voltados a qualificação do ensino como exemplo, PROEMI,
TRAJETÓRIAS CRIATIVAS, TURNO INTEGRAL, etc.
A senhora vê nossa escola, uma
gestão democrática em exercício? Poderia nos dar um exemplo? A
nossa escola pratica uma gestão democrática, buscando sempre ouvir e consultar
todos os segmentos envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Contamos com um
conselho escolar atuante, ainda nos falta uma representação dos alunos (Grêmio
Estudantil), mas o diálogo com professores e pais é uma prática cotidiana na
vida e funcionamento da escola.
Em que momento o Conselho Escolar é
participativo? Quando há possibilidade de mudanças na
escola, para resolver, de comportamento dos alunos, quando tem haver obras de
melhorias no espaço escolar, e nos momentos de prestação de contas. Sempre que
a escola precisa. (Marilene N. Fagundes –mãe (Presidente do Conselho).
O PPP está em pleno exercício ou é
uma utopia? O PPP de nossa escola, pelas
características e particularidades, está em exercício e se renovando de acordo
com as necessidades da escola, trazidas da Pesquisa
Sócio-Antropológica. Entre os desafios colocados está a construção coletiva
do processo de ensino aprendizagem, uma maior participação das famílias, pois o
papeleducativo necessita ser compartilhado e assumido pelos atores envolvidos.
O papel educar as crianças é da família. A escola cabe a socialização, o ensino
e aprendizagem e o acesso ao mundo das ciências. A velha máxima, “ educação vem
de casa.” Mesmo com as dificuldades que surgem o PPP da escola vem sendo
colocado em prática.
O que nós podemos fazer para
melhorar o trabalho realizado? Para qualificar o
trabalho pedagógico em nossa escola se faz necessário aplicar o planejamento
individual e coletivo, garantir espaços sistemáticos de formação para
educadores e para a comunidade escolar. Trabalhar na perspectiva das relações
interpessoais. Construir ferramentas contínuas de diálogo com o conjunto de
profissionais e atores da escola.
Garantir
de vez e voz para todos os seguimentos da comunidade escolar. Talvez a criação
de uma ouvidoria.
O PPP se constitui em um documento balizador
que age político e pedagógicamente na base educacional da escola. A realidade
da escola e da comunidade escolar está em pleno acordo com as escolhas
realizadas? Como realizamos o planejamento e a
execução do mesmo, de acordo com os dados trazidos da Pesquisa
Sócio-Antropológica, onde a escola mergulha na comunidade e estabelece um
diálogo com a mesma. São elementos que demonstram o acerto das escolhas. O que
não significa estarmos fechados a mudanças apresentadas para qualificar os
processos. Até o momento, nossa escola tem apresentado os resultados do
trabalho coletivo, com a participação parcial da comunidade escolar.
Está sendo realizada uma nova
Pesquisa Sócio-Antropológica para integrar em um novo documento, no qual se
alicerçará novos caminhos para a construção de uma nova PPP em nossa escola,
devido às demandas e o desenvolvimento dos mesmos.
Sílvia Vieira Antunes
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