domingo, 25 de junho de 2017



Pesquisa com a Presidente do Conselho Escolar e o Vice-Diretor


Vamos ver como isto acontece na prática de vocês?
Para tal, faça uma entrevista com o Presidente do Conselho Escolar da sua escola sobre como estas funções são desempenhadas. Elabore uma entrevista semi-estruturada e convide o Presidente do Conselho Escolar para uma conversa sobre suas funções no CE e como as reuniões acontecem na sua escola. É importante conversar com a diretora e solicitar autorização para realizar a entrevista.

ESCOLA CÔNEGO JOSÉ LEÃO HARTMANN –
 BAIRRO GUAJUVIRAS- CANOAS
Pedi autorização da Diretora Rosane Zimmer para realizar esta pesquisa, entrevista.
Após a leitura e vídeo sugerido para pesquisa, pude ter noção de quais perguntas eu faria a Presidente do conselho, Sra. Marilene N. Fagundes e ao Vice-Diretor Luiz Augusto Farofa da Silva.
Em que momento a Comunidade escolar é convidada a participar da construção do Projeto Político Pedagógico? Nos momentos de aplicação e devolução da Pesquisa Sócio-Antropológica, que são base do trabalho educativo da escola.

O que a escola, gestores estão trabalhando para melhorar a qualidade de ensino? Nossa escola trablha com base em Pesquisa Sócio-Antropológica, que baliza os planos de estudos e as estratégias pedagógicas para superar as dificuldades cotidianas do ensino e aprendizagem. Contamos com parcerias, com instituições de Ensino Superior, como exemplo o Projeto de Grupos de Estudo da Matemática junto com o curso de matemática do IFSUL Canoas. Contamos também com um conjunto de reuniões pedagógicas sistemáticas, com o objetivo da formação pedagógica e do amplo debate acerca das questões do ensino aprendizagem da comunidade.
Outro aspecto que visa a qualificação do ensino, são as manutenções e qualificações das estruturas físicas da escola, como exemplo a reforma do laboratório de informática, o laboratório de ciências, viveiro de mudas, galpão crioulo, construção de quadras para práticas de educação física. Além da participação em Programas e Projetos voltados a qualificação do ensino como exemplo, PROEMI, TRAJETÓRIAS CRIATIVAS, TURNO INTEGRAL, etc.

A senhora vê nossa escola, uma gestão democrática em exercício? Poderia nos dar um exemplo? A nossa escola pratica uma gestão democrática, buscando sempre ouvir e consultar todos os segmentos envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Contamos com um conselho escolar atuante, ainda nos falta uma representação dos alunos (Grêmio Estudantil), mas o diálogo com professores e pais é uma prática cotidiana na vida e funcionamento da escola.

Em que momento o Conselho Escolar é participativo? Quando há possibilidade de mudanças na escola, para resolver, de comportamento dos alunos, quando tem haver obras de melhorias no espaço escolar, e nos momentos de prestação de contas. Sempre que a escola precisa. (Marilene N. Fagundes –mãe (Presidente do Conselho).

O PPP está em pleno exercício ou é uma utopia? O PPP de nossa escola, pelas características e particularidades, está em exercício e se renovando de acordo com as necessidades da escola, trazidas da Pesquisa Sócio-Antropológica. Entre os desafios colocados está a construção coletiva do processo de ensino aprendizagem, uma maior participação das famílias, pois o papeleducativo necessita ser compartilhado e assumido pelos atores envolvidos. O papel educar as crianças é da família. A escola cabe a socialização, o ensino e aprendizagem e o acesso ao mundo das ciências. A velha máxima, “ educação vem de casa.” Mesmo com as dificuldades que surgem o PPP da escola vem sendo colocado em prática.

O que nós podemos fazer para melhorar o trabalho realizado? Para qualificar o trabalho pedagógico em nossa escola se faz necessário aplicar o planejamento individual e coletivo, garantir espaços sistemáticos de formação para educadores e para a comunidade escolar. Trabalhar na perspectiva das relações interpessoais. Construir ferramentas contínuas de diálogo com o conjunto de profissionais e atores da escola.
Garantir de vez e voz para todos os seguimentos da comunidade escolar. Talvez a criação de uma ouvidoria.
O PPP se constitui em um documento balizador que age político e pedagógicamente na base educacional da escola. A realidade da escola e da comunidade escolar está em pleno acordo com as escolhas realizadas? Como realizamos o planejamento e a execução do mesmo, de acordo com os dados trazidos da Pesquisa Sócio-Antropológica, onde a escola mergulha na comunidade e estabelece um diálogo com a mesma. São elementos que demonstram o acerto das escolhas. O que não significa estarmos fechados a mudanças apresentadas para qualificar os processos. Até o momento, nossa escola tem apresentado os resultados do trabalho coletivo, com a participação parcial da comunidade escolar.
Está sendo realizada uma nova Pesquisa Sócio-Antropológica para integrar em um novo documento, no qual se alicerçará novos caminhos para a construção de uma nova PPP em nossa escola, devido às demandas e o desenvolvimento dos mesmos.
                                                                                                        Sílvia Vieira Antunes





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