sábado, 1 de julho de 2017

Instâncias colegiadas


    Apropriação de direitos

Após as leituras elabore um texto (no minimo 1 página) que apresente seus argumentos sobre este tema, sustentados no referencial teórico e legislação vigente, apresentando alguns pontos da entrevista realizada com o Presidente do Conselho Escolar da sua escola.Gostaríamos que compartilhassem as principais ideias .... o que mais chamou a sua atenção... Se os CE estão exercendo seu papel nas escolas, conforme suas funções. 

Através das leituras realizadas, vejo que falta muito para termos uma gestão democrática verdadeira. Em meu entendimento, buscamos essa gestão democrática através de um conjunto. Chamadas de instâncias colegiadas e formadas por membros da comunidade, professores, alunos e funcionários da escola.  Feito o documento, a parte difícil é a prática, pois nem todas as escolas descentralizam o poder.
Ao realizar a entrevista, pude observar que em nossa escola, o CE está em pleno exercício e como cita o texto, as instâncias colegiadas estão se apropriando de seu direito. Os esclarecimentos que a presidente do CE e o vice-diretor relataram, nota-se que a escola está sempre em processo de mudanças e melhorias, tentando acompanhar as demandas do dia dia.
Vimos também, que a comunidade mantém diálogo freqüente com a escola. Que a escola busca resolver juntamente com a comunidade assuntos diversos, exemplo, festas comunitária, brechó solidário, reunião de pais etc. è de fato uma escola que está em busca de realizações através de uma gestão democrática.
Um fato que me chamou atenção foi de nossa escola, não possuir Grêmio Estudantil, pois se trata de uma instância colegiada, sendo legitimada pela CF 1988, conhecida com Constituição Cidadã e pela LDBEN 1996, art.14, estando em debate ativo para que se forme um.  
As leituras que realizei e a entrevista que fiz, foram de grande importância para eu ter mais conhecimento de meu trabalho e de minhas responsabilidades na escola e com a sociedade.
                                                                                                          Sílvia Vieira Antunes



Nenhum comentário:

Postar um comentário