Avaliação Mediadora
A
avaliação de uma criança é muito mais profunda do que apresenta ser. Desde o
momento que recebo os alunos, dialogo, investigo, pesquiso seus professores
anteriores, sua história em nossa escola, o porquê está conosco e busco
compreender a realidade que o cerca. Ofertando possibilidades de aprendizagens
e construção de seu conhecimento, analiso também o que sabe, conhece e o que o
interessa. Sei que o processo é gradual, mas tenho tido bons resultados,
pequenos avanços que são fundamentais. Cito a turma atual que trabalho 4º ano,
alguns alunos são repetentes e eu lhes dei aula em 2014 estavam no 2 º, até o mês
de maio. Depois entrei em licença. Fazendo uma retrospectiva deles, vejo que
não tiveram um olhar reflexivo para lhes ensinar, então agora no quarto ano
estão começando a ler sílabas. São quatro, e eu estou sim pondo em prática o
que aprendi com a avaliação mediadora, aprofundando meus conhecimentos e
melhorando meus ensinamentos. Todos os dias é dia de avaliar, desde a hora que entra
na escola, o diálogo constante, a troca ouvi-los é muito gratificante. Pois
estou em um grande laboratório do bem.
As
leituras são de grande valor, pois nos auxiliam a compreender os caminhos da
teoria, já que algumas práticas acontecem. Mas com esta colaboração de Jussara
Hoffman foi fundamental saber que estou construindo histórias novas, juntamente
com as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário