domingo, 25 de junho de 2017




  Meta I
 PROJETO PEDAGÓGICO EM AÇÃO

 Tema escolhido -  Redes Sociais 23/04/2017
Em um primeiro momento iniciei explicando o que faríamos, após lancei a pergunta
 Em recente análise sobre o que ser pesquisado e trabalhado com as crianças, iniciou a busca através da pergunta para as crianças, meus alunos do 4º ano no dia 20/04/2017.  A pergunta que fiz foi:   O que vocês gostariam que nós pesquisássemos para estudar e descobrir?
Tivemos que listar as curiosidades, em seguida através do voto chegamos a um consenso.
Pesquisaríamos Redes Sociais, como iniciou quem pode ter, quem inventou, quem tem etc.
O próximo passo foi marcar na sala de vídeo nosso primeiro encontro em busca das respostas. Eu estava com muita expectativa e as crianças mais ainda. Chegamos no dia de nossa pesquisa e a surpresa: muitos nunca tinham utilizado o computador. Muito bem, vamos lá.
Iniciei então uma explicação sobre como faríamos para ligar, o que era CPU, Estabilizador, os botões para ligar etc. Desenhei tudo no quadro branco.Então dada a primeira tarefa, fomos para a digitação, outro desafio... Fui aos poucos selecionando e recrutando alguns alunos da turma que conheciam como utilizar e acabamos dando uma pequena aula de introdução á informática!
 Meta II
25/04/2017  Dúvidas e certezas   07/05/2017 , 16/05/2017,  17/05/2017 e 24/05/2017
No segmento da pesquisa, pesquisamos o que era projeto e para que finalidade. Depois dividi em grupos e pesquisaram as redes que nós havíamos listado no quadro. Quem inventou, quando aconteceu e para quê. Fizemos registros escritos no caderno e fotos. Foram dias de distribuição do trabalho, conciliado aos conteúdos do dia. Contamos também com contratempos de perder uma parte da pesquisa e outras coisas.



Meta III  27/05/2017   Mapa conceitual I
Durante os relatos realizados sobre a pesquisa, as crianças fizeram várias perguntas e eu vi que nosso trabalho estava apenas começando. Queriam saber como tudo começou, então sugeri que fizéssemos uma nova pesquisa, desta vez para responder as perguntas novas que surgiram após a realização da nossa pesquisa. Lembrei-me do texto sugerido pelo Pead, Uma experiência mediada por ambientes telemáticos, que cita certezas e dúvidas, criamos então o mapa conceitual de nosso projeto.
Meta IV 04/06/217, 11/07/2017 Mapa conceitual II
  Através do mapa conceitual, surgiram mais perguntas e estamos em busca e conclusão. Tivemos que realizar uma nova pesquisa, pois um dos grupos perdeu suas anotações. Essas coisas acontecem eu lhes disse, apoiando-os. Vamos então para a fase seguinte, construção de nosso gráfico com estimativas e outro anexo que surgiu conforme nossas dúvidas provisórias. Fizemos então a pesquisa através de perguntas. Quantos utilizavam telefone fixo, internet, Whats app, facebook, instagram, twitter, lan house, banda larga em casa, quem tinha computador, várias coisas que englobam as redes sociais, para que servem.
Selecionamos nossas pesquisas nos três turnos, manhã, tarde e noite. Nossa escala será feita através de perguntas e a classificação das mesmas em escala. Quantificando as respostas. Dividindo e três quantidades para observarmos. Quem utiliza mais e menos, o que nossos alunos estão usando e o que acham não utilizam.
Após poderemos realizar uma nova pesquisa, pois serviu para aproximar alunos de diversas idades, impondo o respeito e a diversidade. Estamos em fase de pesquisar mais coisas.
 Esta pesquisa serviu para incluir pessoas, aproximar alunos de turnos e turmas diferentes, movimentar a escola para uma reflexão de uso das redes, melhorarem a leitura e a escrita dos alunos, desenvolverem o raciocínio, dentre os quais utilizamos um vocabulário diferente e aprendemos a calcular e criar estimativas. Desenvolver a comunicação entre os grupos, socializar. Mas o mais importante instigar a pesquisa, a curiosidade das crianças e acima de tudo, não esquecer que são crianças e tem pausa pra brincar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário