Meta I
PROJETO PEDAGÓGICO EM AÇÃO
Tema escolhido - Redes Sociais 23/04/2017
Em um primeiro momento iniciei
explicando o que faríamos, após lancei a pergunta
Em recente análise sobre o que ser
pesquisado e trabalhado com as crianças, iniciou a busca através da pergunta
para as crianças, meus alunos do 4º ano no dia 20/04/2017. A
pergunta que fiz foi: O que vocês gostariam que nós pesquisássemos
para estudar e descobrir?
Tivemos
que listar as curiosidades, em seguida através do voto chegamos a um consenso.
Pesquisaríamos
Redes Sociais, como iniciou quem
pode ter, quem inventou, quem tem etc.
O
próximo passo foi marcar na sala de vídeo nosso primeiro encontro em busca das
respostas. Eu estava com muita expectativa e as crianças mais ainda. Chegamos
no dia de nossa pesquisa e a surpresa: muitos nunca tinham utilizado o
computador. Muito bem, vamos lá.
Iniciei
então uma explicação sobre como faríamos para ligar, o que era CPU,
Estabilizador, os botões para ligar etc. Desenhei tudo no quadro branco.Então
dada a primeira tarefa, fomos para a digitação, outro desafio... Fui aos poucos
selecionando e recrutando alguns alunos da turma que conheciam como utilizar e
acabamos dando uma pequena aula de introdução á informática!
Meta II
25/04/2017 Dúvidas e certezas 07/05/2017
, 16/05/2017, 17/05/2017 e 24/05/2017
No
segmento da pesquisa, pesquisamos o que era projeto e para que finalidade.
Depois dividi em grupos e pesquisaram as redes que nós havíamos listado no
quadro. Quem inventou, quando aconteceu e para quê. Fizemos registros escritos
no caderno e fotos. Foram dias de distribuição do trabalho, conciliado aos conteúdos
do dia. Contamos também com contratempos de perder uma parte da pesquisa e
outras coisas.
Meta III 27/05/2017
Mapa conceitual I
Durante os relatos realizados sobre a pesquisa, as crianças
fizeram várias perguntas e eu vi que nosso trabalho estava apenas começando.
Queriam saber como tudo começou, então sugeri que fizéssemos uma nova pesquisa,
desta vez para responder as perguntas novas que surgiram após a realização da
nossa pesquisa. Lembrei-me do texto sugerido pelo Pead, Uma experiência mediada
por ambientes telemáticos, que cita certezas e dúvidas, criamos então o mapa
conceitual de nosso projeto.
Meta IV 04/06/217,
11/07/2017 Mapa conceitual II
Através do mapa
conceitual, surgiram mais perguntas e estamos em busca e conclusão. Tivemos que
realizar uma nova pesquisa, pois um dos grupos perdeu suas anotações. Essas
coisas acontecem eu lhes disse, apoiando-os. Vamos então para a fase seguinte,
construção de nosso gráfico com estimativas e outro anexo que surgiu conforme
nossas dúvidas provisórias. Fizemos então a pesquisa através de perguntas.
Quantos utilizavam telefone fixo, internet, Whats app, facebook, instagram,
twitter, lan house, banda larga em casa, quem tinha computador, várias coisas
que englobam as redes sociais, para que servem.
Selecionamos nossas pesquisas
nos três turnos, manhã, tarde e noite. Nossa escala será feita através de perguntas
e a classificação das mesmas em escala. Quantificando as respostas. Dividindo e
três quantidades para observarmos. Quem utiliza mais e menos, o que nossos
alunos estão usando e o que acham não utilizam.
Após poderemos
realizar uma nova pesquisa, pois serviu para aproximar alunos de diversas
idades, impondo o respeito e a diversidade. Estamos em fase de pesquisar mais
coisas.
Esta
pesquisa serviu para incluir pessoas, aproximar alunos de turnos e turmas
diferentes, movimentar a escola para uma reflexão de uso das redes, melhorarem
a leitura e a escrita dos alunos, desenvolverem o raciocínio, dentre os quais
utilizamos um vocabulário diferente e aprendemos a calcular e criar
estimativas. Desenvolver a comunicação entre os grupos, socializar. Mas o mais
importante instigar a pesquisa, a curiosidade das crianças e acima de tudo, não
esquecer que são crianças e tem pausa pra brincar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário