terça-feira, 18 de dezembro de 2018




Resultado de imagem para imagem de colmeia





                   Feira X desmotivação + protagonismo =  Unir pessoas          

   Muito bem, sempre fui ativa e não posso ver coisas paradas, no momento que o grupo da feira foi se formando, observei por umas duas semana. Conversei com os colegas do grupo, vimos as turmas que iríamos trabalhar, fizemos um grupo no Whats para trabalhar juntos. O trabalho começou a fluir, as opiniões foram se organizando e eu fui buscando ajustes também fora do grupo.
 Busquei apoio de nossos colegas Dóris ( Matemática), João Rodrigo( geografia), Bernadete (Português) , Vera ( curriculo) pois iríamos construir um trabalho, cenários, fantasias , coreografias e um teatro com caixas de papelão e precisávamos que todos avaliassem os alunos  a nota deles também sairia da   feira ( deu muita discussão na área por causa disso, pois alguns alunos não queriam participar. Me senti uma protagonista em atuar como mediadora de conflitos e de desânimo, mas deu tudo certo.  Conversei com os colegas e aos poucos fui tomando a frente, delegando metas e objetivos para nosso grupo. Fiz o cronograma dos ensaios, os temas nós escolhemos juntos, fui mostrando que conseguiríamos e aos poucos foi tomando forma. Os alunos quando vinham trabalhar na sala de aula ou no galpão, no início estavam achando que seria moleza e pouco importante. Foi sendo mostrado que tudo seria feito em conjunto e que eles iriam realizar tudo. Começou um movimento muito bonito de pessoas em prol de um objetivo. 
Outra coisa muito importante, foi a escolha da disciplina complementar  (matemática) já com a intenção de conhecer como melhorar o ensino no currículo. 

 Observando o grande grupo de alunos,várias faixas etárias . Pensei em muitas teorias que diariamente se apresentava aos meus olhos. Praticamente todos os teóricos trabalhados no Pead! Foi um grande laboratório de pesquisa, mas eu ganhei muito. Foram dias de observação, os grupos de séries diferentes trabalhando juntos, o que pode ou não influenciar os comportamentos. Por isso colocava diferentes musicas para trabalharem em conjunto. Ouvi algo assim: que música é essa sora? eu respondia , não sei estava no pendrive. ( o que eu realmente queria era deixar que se permitissem gostar de outros gêneros musicais. Mas a turma que eu estaria trabalhando como estagiária era o 5ano C.  Mas trabalhamos juntos, combinamos um horário, cada dia seria uma turma juntamente com o 5ano C.  Articulei dessa forma, para não prejudicar o trabalho.

   " [ ...] ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem coma sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e anunciar"(
                                         (FREIRE, in Brandão, 1983, p.101).




Nenhum comentário:

Postar um comentário