domingo, 25 de junho de 2017



Pesquisa com a Presidente do Conselho Escolar e o Vice-Diretor


Vamos ver como isto acontece na prática de vocês?
Para tal, faça uma entrevista com o Presidente do Conselho Escolar da sua escola sobre como estas funções são desempenhadas. Elabore uma entrevista semi-estruturada e convide o Presidente do Conselho Escolar para uma conversa sobre suas funções no CE e como as reuniões acontecem na sua escola. É importante conversar com a diretora e solicitar autorização para realizar a entrevista.

ESCOLA CÔNEGO JOSÉ LEÃO HARTMANN –
 BAIRRO GUAJUVIRAS- CANOAS
Pedi autorização da Diretora Rosane Zimmer para realizar esta pesquisa, entrevista.
Após a leitura e vídeo sugerido para pesquisa, pude ter noção de quais perguntas eu faria a Presidente do conselho, Sra. Marilene N. Fagundes e ao Vice-Diretor Luiz Augusto Farofa da Silva.
Em que momento a Comunidade escolar é convidada a participar da construção do Projeto Político Pedagógico? Nos momentos de aplicação e devolução da Pesquisa Sócio-Antropológica, que são base do trabalho educativo da escola.

O que a escola, gestores estão trabalhando para melhorar a qualidade de ensino? Nossa escola trablha com base em Pesquisa Sócio-Antropológica, que baliza os planos de estudos e as estratégias pedagógicas para superar as dificuldades cotidianas do ensino e aprendizagem. Contamos com parcerias, com instituições de Ensino Superior, como exemplo o Projeto de Grupos de Estudo da Matemática junto com o curso de matemática do IFSUL Canoas. Contamos também com um conjunto de reuniões pedagógicas sistemáticas, com o objetivo da formação pedagógica e do amplo debate acerca das questões do ensino aprendizagem da comunidade.
Outro aspecto que visa a qualificação do ensino, são as manutenções e qualificações das estruturas físicas da escola, como exemplo a reforma do laboratório de informática, o laboratório de ciências, viveiro de mudas, galpão crioulo, construção de quadras para práticas de educação física. Além da participação em Programas e Projetos voltados a qualificação do ensino como exemplo, PROEMI, TRAJETÓRIAS CRIATIVAS, TURNO INTEGRAL, etc.

A senhora vê nossa escola, uma gestão democrática em exercício? Poderia nos dar um exemplo? A nossa escola pratica uma gestão democrática, buscando sempre ouvir e consultar todos os segmentos envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Contamos com um conselho escolar atuante, ainda nos falta uma representação dos alunos (Grêmio Estudantil), mas o diálogo com professores e pais é uma prática cotidiana na vida e funcionamento da escola.

Em que momento o Conselho Escolar é participativo? Quando há possibilidade de mudanças na escola, para resolver, de comportamento dos alunos, quando tem haver obras de melhorias no espaço escolar, e nos momentos de prestação de contas. Sempre que a escola precisa. (Marilene N. Fagundes –mãe (Presidente do Conselho).

O PPP está em pleno exercício ou é uma utopia? O PPP de nossa escola, pelas características e particularidades, está em exercício e se renovando de acordo com as necessidades da escola, trazidas da Pesquisa Sócio-Antropológica. Entre os desafios colocados está a construção coletiva do processo de ensino aprendizagem, uma maior participação das famílias, pois o papeleducativo necessita ser compartilhado e assumido pelos atores envolvidos. O papel educar as crianças é da família. A escola cabe a socialização, o ensino e aprendizagem e o acesso ao mundo das ciências. A velha máxima, “ educação vem de casa.” Mesmo com as dificuldades que surgem o PPP da escola vem sendo colocado em prática.

O que nós podemos fazer para melhorar o trabalho realizado? Para qualificar o trabalho pedagógico em nossa escola se faz necessário aplicar o planejamento individual e coletivo, garantir espaços sistemáticos de formação para educadores e para a comunidade escolar. Trabalhar na perspectiva das relações interpessoais. Construir ferramentas contínuas de diálogo com o conjunto de profissionais e atores da escola.
Garantir de vez e voz para todos os seguimentos da comunidade escolar. Talvez a criação de uma ouvidoria.
O PPP se constitui em um documento balizador que age político e pedagógicamente na base educacional da escola. A realidade da escola e da comunidade escolar está em pleno acordo com as escolhas realizadas? Como realizamos o planejamento e a execução do mesmo, de acordo com os dados trazidos da Pesquisa Sócio-Antropológica, onde a escola mergulha na comunidade e estabelece um diálogo com a mesma. São elementos que demonstram o acerto das escolhas. O que não significa estarmos fechados a mudanças apresentadas para qualificar os processos. Até o momento, nossa escola tem apresentado os resultados do trabalho coletivo, com a participação parcial da comunidade escolar.
Está sendo realizada uma nova Pesquisa Sócio-Antropológica para integrar em um novo documento, no qual se alicerçará novos caminhos para a construção de uma nova PPP em nossa escola, devido às demandas e o desenvolvimento dos mesmos.
                                                                                                        Sílvia Vieira Antunes








  Meta I
 PROJETO PEDAGÓGICO EM AÇÃO

 Tema escolhido -  Redes Sociais 23/04/2017
Em um primeiro momento iniciei explicando o que faríamos, após lancei a pergunta
 Em recente análise sobre o que ser pesquisado e trabalhado com as crianças, iniciou a busca através da pergunta para as crianças, meus alunos do 4º ano no dia 20/04/2017.  A pergunta que fiz foi:   O que vocês gostariam que nós pesquisássemos para estudar e descobrir?
Tivemos que listar as curiosidades, em seguida através do voto chegamos a um consenso.
Pesquisaríamos Redes Sociais, como iniciou quem pode ter, quem inventou, quem tem etc.
O próximo passo foi marcar na sala de vídeo nosso primeiro encontro em busca das respostas. Eu estava com muita expectativa e as crianças mais ainda. Chegamos no dia de nossa pesquisa e a surpresa: muitos nunca tinham utilizado o computador. Muito bem, vamos lá.
Iniciei então uma explicação sobre como faríamos para ligar, o que era CPU, Estabilizador, os botões para ligar etc. Desenhei tudo no quadro branco.Então dada a primeira tarefa, fomos para a digitação, outro desafio... Fui aos poucos selecionando e recrutando alguns alunos da turma que conheciam como utilizar e acabamos dando uma pequena aula de introdução á informática!
 Meta II
25/04/2017  Dúvidas e certezas   07/05/2017 , 16/05/2017,  17/05/2017 e 24/05/2017
No segmento da pesquisa, pesquisamos o que era projeto e para que finalidade. Depois dividi em grupos e pesquisaram as redes que nós havíamos listado no quadro. Quem inventou, quando aconteceu e para quê. Fizemos registros escritos no caderno e fotos. Foram dias de distribuição do trabalho, conciliado aos conteúdos do dia. Contamos também com contratempos de perder uma parte da pesquisa e outras coisas.



Meta III  27/05/2017   Mapa conceitual I
Durante os relatos realizados sobre a pesquisa, as crianças fizeram várias perguntas e eu vi que nosso trabalho estava apenas começando. Queriam saber como tudo começou, então sugeri que fizéssemos uma nova pesquisa, desta vez para responder as perguntas novas que surgiram após a realização da nossa pesquisa. Lembrei-me do texto sugerido pelo Pead, Uma experiência mediada por ambientes telemáticos, que cita certezas e dúvidas, criamos então o mapa conceitual de nosso projeto.
Meta IV 04/06/217, 11/07/2017 Mapa conceitual II
  Através do mapa conceitual, surgiram mais perguntas e estamos em busca e conclusão. Tivemos que realizar uma nova pesquisa, pois um dos grupos perdeu suas anotações. Essas coisas acontecem eu lhes disse, apoiando-os. Vamos então para a fase seguinte, construção de nosso gráfico com estimativas e outro anexo que surgiu conforme nossas dúvidas provisórias. Fizemos então a pesquisa através de perguntas. Quantos utilizavam telefone fixo, internet, Whats app, facebook, instagram, twitter, lan house, banda larga em casa, quem tinha computador, várias coisas que englobam as redes sociais, para que servem.
Selecionamos nossas pesquisas nos três turnos, manhã, tarde e noite. Nossa escala será feita através de perguntas e a classificação das mesmas em escala. Quantificando as respostas. Dividindo e três quantidades para observarmos. Quem utiliza mais e menos, o que nossos alunos estão usando e o que acham não utilizam.
Após poderemos realizar uma nova pesquisa, pois serviu para aproximar alunos de diversas idades, impondo o respeito e a diversidade. Estamos em fase de pesquisar mais coisas.
 Esta pesquisa serviu para incluir pessoas, aproximar alunos de turnos e turmas diferentes, movimentar a escola para uma reflexão de uso das redes, melhorarem a leitura e a escrita dos alunos, desenvolverem o raciocínio, dentre os quais utilizamos um vocabulário diferente e aprendemos a calcular e criar estimativas. Desenvolver a comunicação entre os grupos, socializar. Mas o mais importante instigar a pesquisa, a curiosidade das crianças e acima de tudo, não esquecer que são crianças e tem pausa pra brincar.





domingo, 18 de junho de 2017

    
                       Organização do ensino fundamental

 Como a escola pode se organizar, para garantir a elaboração coletiva e a implementação do PPP e do Regimento Escolar?
Através de uma pesquisa antropológica, dialogando antecipadamente com as famílias, lhe fazendo o convite para participar.  Podendo também antecipar o processo através de diálogos com os alunos, explicando o objetivo e o valor que o PPP exerce na comunidade escolar. Não é fácil pesquisar hoje em dia, deslocamento, segurança e tempo. Deve-se estudar as datas para tal trabalho e segmento.
      Este momento (processo de elaboração do PPP e do Regimento Escolar) pode ser considerado como uma formação continuada, em serviço?
   Sim, pois a elaboração não depende só de uma pessoa e sim de um grupo, discutindo mudanças, implementando idéias.

      Em que medida uma gestão democrática favorece a aprendizagem escolar e o desenvolvimento dos alunos?
   Formando cidadãos e futuras lideranças para nosso país.

     Como mediar os conflitos ideológicos e os de natureza técnico-pedagógica (diferentes concepções de educação, de conhecimento, de avaliação...) que costumam emergir ao longo do processo de elaboração do PPP e do Regimento Escolar?
 Sempre através do diálogo, auto-avaliação e democracia
Montagem do Painel da pesquisa
               











        Estamos chegando a fase de conclusão, devido ao conselho de classe e das chuvas, houve contratempos. Estamos aguardando o dia 13 de junho para incluir o turno da noite, pois nossa pesquisa foi adiada devido ao mau tempo e falta de pessoas. Com isso fomos expandindo outros assuntos que estavam no quadro de perguntas. 
       Pesquisamos sobre porque os vaga-lumes brilham, e descobrimos como fazer tintas de frutas e verduras. Com água e também com álcool. Para realização destas experiências vamos utilizar nossas aulas de ciências. 
       Para realizar o final de nossas descobertas, apareceu um problema: como criar um gráfico com tantas informações? como demonstrar o nosso trabalho para o grupo escolar? 
       Em nossa aula debatemos em como criar algo que mostre nossa pesquisa? Então criamos primeiro uma lista de todas as turmas pesquisadas no quadro. Separamos por turno e colamos em um painel de papel pardo. Conseguimos então visualizar o trabalho em crescimento.
       Como falta o turno da noite, funcionários e professores, não está completo. Mas podemos ter uma noção de quantidades dos turnos pesquisado e fazer um gráfico.
       Este gráfico será por perguntas e assim poderemos incluir todos em uma só pesquisa. No final, o gráfico de perguntas será colorido podendo ter uma melhor visualização.
       Poderemos também ver quantos alunos estão conectados a redes sociais e quais mais utilizam. 

       Esta pesquisa serviu para incluir pessoas, aproximar alunos de turnos e turmas diferentes, movimentar a escola para uma reflexão de uso das redes, melhorar a leitura e a escrita dos alunos , desenvolver o raciocínio , dentre os quias utilizamos um vocabulário diferente e aprendemos a calcular e criar estimativas. Desenvolver a comunicação entre os grupos, socializar. Mas o mais importante instigar a pesquisa, a curiosidade das crianças e acima de tudo, não esquecer que são crianças e tem pausa pra brincar.

domingo, 11 de junho de 2017

  Mexer na LDBEN é um retrocesso sim!

  De acordo com Jamil Cury que mexer na LDBEN é abrir o campo para novos retrocessos, concordo com ele, pois ele mesmo afirma que no momento em que se encontra o nosso país, não temos força hoje. Cita também a primeira lei da LDB em 1961, e o ano de 1967 com a ditadura militar com um congresso amordaçado, inicia-se então um desprestígio da classe de professores, começando o declínio do salário de professores. Fala do projeto de Darcy Ribeiro, escola em tempo integral, que com o tempo perdeu seu formato original.
 Cita vários momentos da educação brasileira e sobre a história do Brasil, que no video original de 2h e 44 minutos uma aula extraodinária de conhecimentos sobre direitos, deveres, retrocesso, apropriação da cultura e muito conhecimento.
 Nos mostrou a história e trajetória da educação desde a época de Dom João VI que raspou os cofres do BB levando tudo para Portugal e também seu último decreto que ele assina, a educação a quem quisesse, isto seria que qualquer um que tivesse o notório saber, poderia se intitular professor, doutor, etc..
Jamil Cury, nos convida pede que leiamos a lei 13415, para melhor conhecer seu conteúdo na íntegra e encerra dizendo: Precisamos resgatar os valores de uma educação democrática.