quarta-feira, 3 de julho de 2019

Construindo Projetos de Aprendizagem



Projetos de Ensino X Projetos de Aprendizagem

Na escola em que realizei o estágio, estava em andamento uma pesquisa socioantropológica que visava encontrar soluções para a saúde da comunidade através do tema gerador que nós professores havíamos escolhido através das entrevistas feitas na comunidade.
Em paralelo ao Trabalho de pesquisa que fazia parte do plano de ensino da escola, organizado pelos professores, eu trouxe a proposta de Projetos de Aprendizagem, que é trabalhado da seguinte forma:
     Dialoga-se com os alunos da classe, explica-se como funciona o trabalho.

1º Que será através de temas que eles tem curiosidade em pesquisar, organizando-se em grupos fazendo perguntas
2º Escolhe-se as perguntas e em seguida cria-se o mapa conceitual contendo as dúvidas temporárias e as certezas provisórias
3º Através da construção dos mapas conceituais agrega-se informações,podendo ser antes dúvidas temporárias que agora podem ser certezas provisórias e vice versa.
4ºPlano de ação (filme, teatro,cadernos de anotações, cartazes..)
5º Relatório




Projetos de Aprendizagem

Os projetos de aprendizagem, são iniciados pelas certezas provisórias e dúvidas temporárias dos aprendizes, vinculando aos seus saberes prévios. Estas certezas correspondem o que naquele determinado momento da aprendizagem os alunos tomam como verdade sobre um assunto. As dúvidas são o que eles gostariam de aprender a mais sobre o assunto. Nada impede, e provavelmente irá ocorrer, que no percurso dos projetos muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas transformam-se em dúvidas; ou, ainda, geram outras dúvidas e certezas que, por sua vez, também são temporárias, provisórias”. (FAGUNDES, 1999, p. 17).


Após a definição do tema/problema, certezas provisórias e dúvidas temporárias, parte-se para o desenvolvimento do projeto de aprendizagem através de pesquisas, busca de informações. Não é objetivo de um projeto de aprendizagem fazer com que o aluno apenas copie informações, o que não modificaria o enfoque transmissivo praticado em sala de aula. Segundo Fagundes, buscar a informação em si, não basta. É apenas parte do processo para desenvolver um aspecto dos talentos necessários ao cidadão. Os alunos precisam estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento”. (1999, p. 23).

Trecho extraído do artigo “Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos” de Juliano Tonezer da Silva, Léa da Cruz Fagundes, Marcus Vinicius de Azevedo Basso, CINTED-UFRGS, julho, 2008. Disponível no site: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2008/artigos/1e_juliano.pdf


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