Projetos de Ensino X Projetos de Aprendizagem
Na escola em que realizei o estágio, estava em andamento uma pesquisa socioantropológica que visava encontrar soluções para a saúde da comunidade através do tema gerador que nós professores havíamos escolhido através das entrevistas feitas na comunidade.
Em paralelo ao Trabalho de pesquisa que fazia parte do plano de ensino da escola, organizado pelos professores, eu trouxe a proposta de Projetos de Aprendizagem, que é trabalhado da seguinte forma:
Dialoga-se com os alunos da classe, explica-se como funciona o trabalho.
1º Que será através de temas que eles tem curiosidade em pesquisar, organizando-se em grupos fazendo perguntas
2º Escolhe-se as perguntas e em seguida cria-se o mapa conceitual contendo as dúvidas temporárias e as certezas provisórias
3º Através da construção dos mapas conceituais agrega-se informações,podendo ser antes dúvidas temporárias que agora podem ser certezas provisórias e vice versa.
4ºPlano de ação (filme, teatro,cadernos de anotações, cartazes..)
5º Relatório
Projetos de Aprendizagem
“Os projetos de
aprendizagem, são iniciados pelas certezas provisórias e dúvidas temporárias
dos aprendizes, vinculando aos seus saberes prévios. Estas certezas
correspondem o que naquele determinado momento da aprendizagem os alunos tomam
como verdade sobre um assunto. As dúvidas são o que eles gostariam de aprender
a mais sobre o assunto. Nada impede, e provavelmente irá ocorrer, que no
percurso dos projetos muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas
transformam-se em dúvidas; ou, ainda, geram outras dúvidas e certezas que, por
sua vez, também são temporárias, provisórias”. (FAGUNDES, 1999, p. 17).
Após a definição do tema/problema, certezas
provisórias e dúvidas temporárias, parte-se para o desenvolvimento do projeto
de aprendizagem através de pesquisas, busca de informações. Não é objetivo de
um projeto de aprendizagem fazer com que o aluno apenas copie informações, o
que não modificaria o enfoque transmissivo praticado em sala de aula. Segundo
Fagundes, buscar a informação em si, não basta. É apenas parte do processo para
desenvolver um aspecto dos talentos necessários ao cidadão. Os alunos
precisam estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento”.
(1999, p. 23).
Trecho
extraído do artigo “Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos
de aprendizagem por alunos” de Juliano Tonezer da Silva,
Léa da Cruz Fagundes, Marcus Vinicius de Azevedo Basso, CINTED-UFRGS, julho, 2008. Disponível no site:
http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2008/artigos/1e_juliano.pdf
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