Em busca do conhecimento
Para a realização da escrita, fui ler o que havia estudado, pois eu precisava de embasamento teórico para relacionar o que eu havia trabalhado e escrito. Faltava encontrar o caminho. Eu tinha que ter o inicio, busquei em Piaget.
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
tem como interesse estudar a gênese das estruturas cognitivas, explicando-a
pela construção mediante a interação radical entre sujeito e objeto.
Para Piaget (1983, p. 236), o
desenvolvimento ocorre de forma que as aquisições de um período sejam
necessariamente integradas nos períodos posteriores. É o “caráter integrativo”
segundo o qual “as estruturas construídas numa idade dada se tornam parte integrante
das estruturas da idade seguinte”. Ou seja, a partir do nascimento, inicia-se o
desenvolvimento cognitivo e todas as construções do sujeito servem de base a
outras.
"Relacionei os estágios com os alunos, com isso pude enxergá-los."
Piaget
diz que os estádios de desenvolvimento:
- obedecem
a uma ordem de sucessão constante;
- apresentam idades variáveis.
O
desenvolvimento cognitivo dá-se na relação com o meio, porém, ele é individual.
O estádio em que um indivíduo se encontra “é radicalmente individual, não pode,
pois, ser confundido com o de nenhum outro indivíduo” (BECKER, 2001, p.187).
Podem
existir diferenças para as médias de idades entre as culturas, mas existem,
também, diferenças de um sujeito para outro em uma mesma cultura.
"Em uma sala de aula, existe várias pessoas com diferentes personalidades, através dessa reflexão busquei compreender em qual estágio estariam meus alunos."
BECKER,
Fernando. A epistemologia do
professor. O cotidiano da escola. 9ed.
Petrópolis: Vozes, 2001.
PIAGET,
Jean. Problemas de
psicologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
Nenhum comentário:
Postar um comentário