Contos de fadas tradicionais e contemporâneos
Esta atividade foi muito interessante, pois eu não havia lido histórias infantis tão diferentes. As tradicionais histórias de contos de fadas e o feliz para sempre estão sempre lá. Mas a realidade está sendo inserida pouco a pouco na literatura infantil, penso que para preparar as crianças para a vida real. Outro dia, assistindo o desenho Hotel Transilvânia 2, observei que a personagem ficava no telhado da casa olhando fixo para o horizonte e depois se jogava. Minha sobrinha de três anos, imitou a personagem e ficou na guarda do sofá e olhou também para nós e parecia que iria se jogar ali de cima, meu coração disparou, mas ela, lentamente foi descendo e sentou-se no sofá, baita alívio!
1. Como as questões de gênero são tratadas nos contos de Fadas?
2. Escolher um livro contemporâneo e comparar as personagens femininas desse livro com as dos contos de fadas.
3. As mulheres do mundo contemporâneo tem semelhanças ou diferenças com relação aquelas dos contos de fadas? Fale sobre tais diferenças ou semelhanças.
1-Nos contos de fadas são tratados de formas diferentes. O homem representado por um príncipe, a mulher, princesa a espera do seu amado. Em outras palavras, um casamento perfeito e felizes para sempre.
2-Escolhi Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque, com as ilustrações de Ziraldo. O livro nos mostra uma chapeuzinho muito medrosa, principalmente das coisas simples. Não ria, não ia a festas, não subia escadas, nem descia. Tinha medo de tudo, de sombra, minhoca, do banho. Tinha medo até de ficar em pé,até de falar.
Tinha medo do lobo, mas um belo dia, perdeu o medo e viu que o problema não era tão grande assim. Compreendo então que Chapeuzinho Amarelo, foi uma menina criada por uma família super protetora e que lhe privaram muitas coisas. Cresceu com medo e quando viu a necessidade de encarar os problemas, tomou a decisão de enfrentá-los, tendo coragem de se descobrir.
Faço uma breve reflexão de Chapeuzinho Amarelo, com a mulher de hoje.Que não deixa de sonhar , de evoluir , mas também de não ter medo de começar tudo novamente enfrentando os lobos e quem quer que seja.